A Federação Portuguesa de Atletismo irá realizar o Congresso da Corrida - Prof . Mário Moniz Pereira no dia 1 de Dezembro em Portimão no Museu da Cidade, integrando o plano de atividades de Portimão - Cidade europeia do Desporto 2019.

 Ao completar uma década de existência, o Programa Nacional de Marcha e Corrida desenvolvido pelo IPDJ e FPA sempre teve na área da Formação um dos seus principais pilares de intervenção juntos  das comunidades onde se encontram implementados Centros de Marcha e Corrida seja junto dos praticantes  ou dos técnicos e treinadores de Atletismo no sentido de qualificar cada vez mais quer a prática quer a intervenção técnica destes responsáveis .

 Em 2018, associámos ao Congresso o nome do Prof. Mário Moniz Pereira  procurando  recordar e relevar a importância na história da modalidade espelhado no desenvolvimento da Corrida  e dos resultados internacionais obtidos nesta área  e assim entrecruzá-lo com a história atual. 

A Corrida tem vindo a ocupar um lugar muito significativo nas práticas desportivas dos Portugueses nas suas várias vertentes ( os números são conhecidos) e estamos em crer que através da sua prática têm vindo a ser criadas  condições para se promover o aumento da atividade física em Portugal de modo a  poderem vir a alcançarem-se  os objectivos e metas propostas pelos vários  Planos e Programas de Promoção da Atividade Fisica, do qual o PNMC faz parte de forma inequívoca .

No programa  do Congresso de 2019, procurou-se integrar  várias áreas temáticas do conhecimento  relacionadas com a Corrida desde a vertente intergeracional, saúde , formação e rendimento, mas sempre com a preocupação de alargar sinergias e dar destaque à visão articulada e integrada no panorama da modalidade e do desporto nacional. 

O desafio está lançado, contamos com a presença e contributo de todos para fazer deste Congresso um espaço de partilha e reflexão acerca  do Movimento da  Corrida em Portugal. 


Coordenação Nacional do PNMC 


Inscrições:

Programa-Horário

Cartaz