"Esta ação de Formação destina-se exclusivamente para Técnicos alocados aos Centros de Marcha e Corrida do PNMC"

 

JORNADAS TÉCNICAS DE MARCHA E CORRIDA / CENTRO DE MARCHA E CORRIDA DE ODIVELAS


O ano 2020 têm sido um ano atípico para a nossa sociedade. A pandemia provocada pelo SARS-COV-2, vírus responsável pela COVID-19, obrigou-nos a reinventar rotinas e métodos de trabalho.

O Programa Nacional de Marcha e Corrida (PNMC) e os Centros de Marcha e Corrida (CMC) não fogem à regra, e mesmo neste contexto continuaram o seu trabalho com o objetivo comum de promover a prática de atividade física generalizada e dos seus consequentes benefícios para a saúde das populações.

O PNMC privilegia desde a sua génese a formação, considerando-a não só fundamental para os técnicos de marcha e corrida mas sendo também um dos principais focos de intervenção para o sucesso do próprio programa.

Entre as várias ofertas formativas, destacamos as Jornadas Técnicas de Marcha e Corrida que visam complementar conhecimentos, capacidades e competências nas vertentes teórica e prática e ainda consolidar o desenvolvimento e inovação dos Centros de Marcha e Corrida no âmbito do PNMC.

Para o ano de 2020, o PNMC junta-se a Odivelas, Cidade Europeia do Desporto de 2020, que juntamente com Centro Municipal de Marcha e Corrida de Odivelas organizam as Jornadas Técnicas de Marcha e Corrida no dia 19 de Dezembro às 14h00 através da plataforma zoom.

           Os técnicos de marcha e corrida têm direito a 100% de desconto na taxa de inscrição, tendo direito ao certificado de frequência e ainda a documentação de apoio a fornecer em formato digital.

 As inscrições devem ser realizadas através do preenchimento de um formulário até ao dia 16 de Dezembro de 2020.

 Podem aceder às inscrições através do seguinte link:

https://forms.gle/kAbg8fiiHtM8KPjn6

 


PROGRAMA-HORÁRIO


Sábado (19 de Dezembro de 2020)

14h00- 14h30: Recepção dos participantes
14h30-15h00- Comunicação I- Rui Durão: Abertura PNMC

15h00-16h00- Comunicação II- Rui Martins: “ Prática da Marcha e Corrida em Contexto de Pandemia”

16h00-16h15-Pausa

16h15-17h15-Comunicação III - António Graça: “Utilização do teste da Velocidade Máxima Aeróbia (VMA) para quantificar a intensidade do treino”

17h15- 18h00-Comunicação IV- Mesa Redonda: Palavra aos técnicos presentes - “Diferentes Contextos, diferentes realidades”

 

 

Preletores Convidados:

 Professor Rui Durão- Coordenador PNMC Zona Atlântico

 Professor Rui Martins- Técnico do Centro de Marcha e Corrida de Odivelas

 Professor António Graça- Técnico Nacional da Federação Portuguesa de Atletismo