O presidente da Assembleia da República (AR), Eduardo Ferro Rodrigues, propôs a votação a congratulação aos atletas Auriol Dongmo, Pedro Pichardo e Patrícia Mamona pela sua prestação nos 36.º Campeonatos da Europa de Pista Coberta, que se realizaram de 4 a 7 de março, em Tórun, Polónia, nos quais se sagraram campeões europeus. A votação decorreu hoje, em Sessão Plenária, na qual foi sublinhado o contributo destes atletas para o segundo lugar no quadro de medalhas, naquela que foi a melhor participação portuguesa de sempre nesta competição. Mas, foi também salientada a prestação dos demais atletas, técnicos e dirigentes federativos.
Este projeto de resolução foi, em seguida, aprovado por unanimidade, com aplausos de pé, por parte de todos os deputados, que se dirigiram aos atletas, presentes na galeria, visivelmente sensibilizados por este gesto.
Recorde-se que o presidente da AR já havia felicitado os atletas e a Federação Portuguesa de Atletismo nas redes sociais. "Em meu nome e em nome da Assembleia da República, quero manifestar o contentamento pelos êxitos da participação portuguesa no Campeonato Europeu de Atletismo em Pista Coberta, que decorre em Torún, na Polónia, e, em especial, felicitar pelas medalhas de ouro obtidas por Auriol Dongmo, na prova de lançamento do peso, e Patrícia Mamona e Pedro Pablo Pichardo, no triplo salto. Felicito também a Federação Portuguesa de Atletismo pelo esforço que, nas últimas décadas, tem vindo a ser feito, em especial na alta competição”, escreveu.
Também o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, na página da Presidência havia felicitado os campeões europeus e a FPA: “Na sexta-feira, Auriol Dongmo, na sua primeira internacionalização a representar Portugal, lançou o peso consistentemente acima dos 19 metros e conquistou a medalha de ouro. Este domingo, Pedro Pichardo, com um triplo salto de 17,30 metros, deixou a concorrência a uma apreciável distância e ficou em primeiro lugar, alcançando a medalha de ouro. Por sua vez, Patrícia Mamona, com uma extraordinária prova, também no Triplo Salto, na qual bateu o record nacional de pista coberta, conquistou o primeiro lugar e a terceira medalha de ouro para Portugal neste campeonato. O Presidente da República felicita os atletas medalhados, mas também todos os atletas que representaram Portugal e deixa uma palavra especial de reconhecimento aos treinadores, às estruturas técnicas, às famílias dos atletas, aos clubes e à Federação Portuguesa de Atletismo. São uma parte menos visível, mas muito importante para os resultados alcançados.”