A Federação Portuguesa de Atletismo, em conjunto com a Associação Distrital e Atletismo de Coimbra e do Município de Coimbra, organiza a edição de 2021 dos Campeonatos de Portugal de 10 000 metros na renovada pista do Estádio Municipal de Coimbra.

A escolha da inauguração da renovada pista conimbricense para ali levar a efeito os Campeonatos de 10 000 metros, visa homenagear, de alguma forma, uma disciplina que conheceu o seu primeiro campeonato em 1913 (então incluída nos Jogos Olímpicos Nacionais), com triunfo de Aquilino de Sousa, em representação do CIF (correu em 35m17,0s), partindo daí para o estrelato mundial, através, primeiro, da medalha de prata olímpica obtida por Carlos Lopes, em 1976, do recorde mundial da distância, obtido por Fernando Mamede, em masculinos, e pelas medalhas olímpicas de ouro e prata de Fernanda Ribeiro, em femininos. Pelo meio, acresce o grande domínio dos especialistas portugueses nos Troféus Ibéricos e Taças da Europa da distância.

Num ano em que se realizam os Jogos Olímpicos, em duas épocas marcadas pela pandemia, os atletas portugueses estão a recuperar alguma da dimensão das gerações anteriores e, na temporada transata, o campeão de Portugal, Samuel Barata, do Benfica, correu a distância em 28.30,73 minutos, a melhor marca dos campeonatos em 15 anos. 

Entre os inscritos para a prova que terá lugar no dia 10 de abril, estão: o campeão de 2020, o já citado Samuel Barata (SL Benfica) e o terceiro classificado Miguel Marques (Sporting CP). Eles estarão na série principal da prova, que terá início 20.05 horas, onde correm 20 atletas. 

A série B tem partida marcada para as 18.45 horas, antecedida da cerimónia de inauguração da renovada pista.

Quando à competição feminina, que apenas se realiza desde 1986, conhecendo como primeira vencedora Conceição Ferreira, do Sporting de Braga, com a marca de 32.21,25 minutos, para a edição de 2021 apenas está prevista a realização de uma série, onde avultam o nome de Salomé Rocha (Sporting CP), campeã em 2020.

Para lançamento da competição, a Federação Portuguesa de Atletismo lançará uma conversa na sua página oficial de Facebook, com os atletas Salomé Rocha (campeã em 2020), Susana Francisco (medalha de bronze coletiva no Europeu de corta-mato em 2019), João Pereira (terceiro classificado no Campeonatos de Portugal de corta-mato) e Miguel Borges, a partir das 19 horas.

Consulta